Cegonhar

Sinais de alerta que não devem ser ignorados

Durante a gestação, o corpo muda, os sintomas variam e nem tudo que causa desconforto é sinal de urgência.
Mas existem alguns sinais que nunca devem ser ignorados, porque podem indicar que algo precisa ser avaliado imediatamente pela equipe obstétrica.

Sangramento vaginal ativo e diminuição dos movimentos do bebê estão entre esses sinais de alerta.

O sangramento pode, em alguns casos, estar relacionado à dilatação do colo do útero. No entanto, quando ele é intenso, escorre pelas pernas, molha roupas ou vem acompanhado de uma barriga constantemente dura, que não relaxa, não é esperado e precisa de avaliação imediata.

Da mesma forma, os movimentos fetais são um importante indicador de bem-estar do bebê. Cada gestante aprende, ao longo da gravidez, o padrão de movimentação do seu filho. Quando esse padrão muda de forma significativa, é essencial parar, observar e, se necessário, procurar atendimento — mesmo que não haja dor.

Observar, escutar o corpo e procurar ajuda no momento certo não é exagero, não é insegurança e não é “ir à maternidade à toa”.
É cuidado, responsabilidade e proteção.

No Cegonhar, nosso papel é orientar gestantes com informação clara, baseada em evidências científicas, sem alarmismo, mas com muita seriedade. Ensinamos o que é esperado na gestação, o que merece atenção e quando é hora de buscar ajuda — sempre com acolhimento e respeito à individualidade de cada mulher.

Conhecimento também é cuidado.
E cuidado salva.

Rolar para cima