Você já ouviu falar sobre a Golden Hour ou “Hora de Ouro”? Trata-se do contato pele a pele e/ou amamentação na primeira hora de vida do bebê.
A Organização Mundial da Saúde indica que todos os bebês nascidos com condições clínicas favoráveis devam fazer a Golden Hour, e após, os demais procedimentos como pesagem e demais exames. Os benefícios são inúmeros, veja só:
Benefícios para a mulher: diminui os riscos de hemorragia pós-parto, ajuda no controle da pressão arterial materna, e diminui os índices de depressão pós-parto.
Benefícios para o bebê: estimula a criação de um vínculo entre mãe e bebê; favorece a colonização do bebê por bactérias boas da microbiota materna; controla os batimentos cardíacos do bebê; diminui as chances de hipotermia (temperatura baixa) e hipoglicemia (glicose no sangue baixa).
Para o recém-nascido, ser amamentado na primeira hora de vida significa receber o colostro, o primeiro leite materno. O colostro é conhecido entre os pediatras como a primeira vacina do bebê, já que é rico em anticorpos e nutrientes.
Compartilhe este post com suas amigas gravidinhas, para que elas já se preparem para a Golden Hour!