Cegonhar

Recém-nascido: curiosidades

A chegada de um recém-nascido, tão pequeno, frágil e totalmente dependente dos pais e que ainda por cima, vem sem manual de instruções, é sempre carregada de dúvidas, por mais que os pais tenham se preparado. Sabemos que existe um universo de curiosidades que pais e cuidadores deveriam saber e enumeramos aqui algumas delas:

✔Ausência de Lágrimas ⠀
Isso mesmo, os bebês choram e não sai uma gotinha de lágrima. Não se sabe ao certo o porque, mas acredita-se que os ductos lacrimais ainda não estejam abertos e por isso o bebê ainda não tem necessidade de umidificar tanto os olhos. Isso muda com o passar do tempo e em torno de quatro meses as lágrimas já podem aparecer.

✔Mecônio⠀
O mecônio é o primeiro cocô do bebê e tem uma aparência que pode assustar um pouco. Tem uma cor bem escura e uma consistência pastosa e viscosa. É formado a partir do acúmulo de líquido que o pequeno engole enquanto ainda está no útero e vai dando lugar a um cocô mais claro, conforme a amamentação.

✔Visão curta⠀
Aquela história de que o recém-nascido só tem olhos para a mamãe, não é um exagero. Nas primeiras semanas de vida, os bebês ainda têm a visão muito limitada e imprecisa. Nessa fase, eles só enxergam a uma distância de mais ou menos 30 cm, distância entre mãe e bebê durante a amamentação e ainda não distinguem as cores.

✔Estrabismo⠀
“Será que meu filho é estrábico?”. Esse é um questionamento bastante comum, já que os recém-nascidos costumam mesmo ficar vesguinhos ocasionalmente. Isso acontece porque eles ainda estão “treinando” os músculos responsáveis pelos olhos, ou seja, é só um charme. Entretanto, se for uma constante e ultrapassar os primeiros seis meses de vida, os pais devem consultar um pediatra.

Rolar para cima