A candidíase mamária é uma infecção que pode atingir somente o mamilo, o mamilo e a aréola ou até mesmo os ductos lactíferos. Ela é causada pelo fungo de Candida Albicans.
O fungo geralmente aproveita-se dos momentos de baixa imunidade, unido ao ambiente quente e úmido da mama abafada por sutiãs, e se prolifera rapidamente. ⠀
⠀
Os sintomas mais frequentes associados a candidíase são as dores em pontadas, agulhadas ou espetadas, sentidas durante e no intervalo das mamadas. Às vezes, o mamilo pode apresentar descoloração em relação ao redor da aréola e, em casos mais graves, até mesmo crostas brancas.
Uma informação importante e que pode ajudar no diagnóstico: a candidíase normalmente acontece quando o seio já está mais acostumado com o amamentar, logo o incômodo chama a atenção.
O tratamento envolve uso de medicação tópica nas mamas e na boquinha do bebê, pois a contaminação acontece nestas duas vias. Podem ser associadas também recomendações nutricionais e o uso de probióticos, além de protocolos específicos de laserterapia.
Gravidinhas e mamães, não se automediquem 🙏🏻 🙏🏻 Na dúvida sobre qualquer alteração no seu corpo e principalmente relacionada às mamas, compartilhe com sua consultora de amamentação!