Cegonhar

O papel da enfermeira obstetra

A enfermeira obstetra possui uma formação completa e necessária para atender a gestante de baixo risco, parturiente e puérpera. É considerada um dos pilares para o parto humanizado. Possui uma formação diferenciada, voltada para o entendimento do fisiológico da grávida, ela entende que gerar e parir é um processo natural e único, protagonizado pela mulher.
Ela é treinada e capacitada para acompanhar o pré-natal, tirar dúvidas do casal, trabalha exercícios e técnicas de relaxamento que ajudarão a gestante no processo como um todo.

No trabalho de parto, oferece apoio emocional e físico para a parturiente, para que ela se sinta acolhida, confortável e respeitada durante o trabalho de parto, além de utilizar técnicas não invasivas para aumentar o conforto e alívio da dor, como: óleos essenciais, massagens, controle da luminosidade, banhos de imersão, banhos em água morna, enfim, estão atentas a tudo que a mulher possa precisar naquele momento.

Reconhece a importância do apoio ao aleitamento materno, atuando na conscientização das mães sobre os benefícios do leite materno nos seis primeiros meses de vida do bebê, auxiliando nesse processo, esclarecendo dúvidas e oferecendo uma assistência humanizada, sempre preocupada em respeitar os sentimentos e limitações que o aleitamento pode requerer dela.

Enfim, o nosso papel é acompanhar, partejar, auxiliar, é estar ao lado das mulheres que estão gerando, parindo e amamentando. É buscar sempre nos manter atualizadas, sempre procurando exercer a nossa função baseadas em evidências, com segurança! Acreditamos que nosso papel e trabalho faz total diferença na vida das mulheres e que para oferecer uma assistência humanizada, primeiramente, é necessário nos colocar no lugar da outra e principalmente nos conhecermos como mulheres, MULHERES QUE FAZEM A DIFERENÇA!

Rolar para cima